Pavilhão Brasileiro Expo Osaka
Menção Honrosa – Concurso Nacional de Arquitetura
A temática da Expo 2025 enfatiza a necessidade urgente de colocar a vida como elemento central e condutor das discussões sobre os caminhos para o desenvolvimento humano. O termo deve ser compreendido não apenas em sua dimensão cotidiana, mas também, e sobretudo, como condição imprescindível para a existência de todas as espécies. A busca por uma vida melhor é atividade transversal e inexoravelmente comunitária: para salvar, empoderar e conectar as nossas vidas é preciso observar um tratamento igualitário a todas as formas de vida.
O pavilhão Brasileiro se encontra no distrito temático Empoderando Vidas. A extraordinária diversidade de biomas e espécies que coexistem no território nacional torna o país um agente fundamental na discussão internacional acerca das formas de gestão da terra para a manutenção da vida no presente e no futuro.
O projeto do pavilhão brasileiro possui como objetivo principal apresentar a imagem de um país que busca encontrar na terra não um novo caminho, mas sim uma nova forma de caminhar; uma nação soberana, protagonista na gestão, fertilização e manejo de seus recursos naturais.
Ficha-técnica
Ano: 2022
Área: 2.506m²
Localização: Osaka, Japão
Autores: Eder Alencar e André Velloso.
Colaboradores: Danielle Gressller, Gabriel Lordelo, Leonardo Carrilho, Júlia Huff, Talita Muniz,Victor Itonaga e Ken Hirose
Estagiários: Marcos Cambuí, Mariana Castro e Ana Luiza Balbino
Consultorias: Base7 Projetos Culturais;
Consultoria em estrutura: Vista Engenharia
Consultoria em Agrofloresta: Rizosfera Consultoria