Sede IAB + CAU
A proposta buscou refletir, por meio da composição, a relação desejável entre as duas instituições, IAB e CAU, e a cidade. A axialidade comparece como artifício compositivo de demarcação de uma extensa explanada, um passeio público que atravessa o lote no sentido leste/oeste conferindo urbanidade ao conjunto.
Uma praça de caráter cívico configura-se pela presença das duas instituições, as quais apresentam grande parte do seu programa distribuído de forma independente em dois edifícios de dois pavimentos, o que ratifica sua autonomia. As projeções pousam sobre o terreno atravessando o passeio sem interrompê-lo, confirmando, por sua vez, a intenção de um percurso fluido como os que acontecem na cidade, a exemplo dos espaços proporcionados pelas superquadras.
Os momentos de chegada e saída ocorrem no térreo, ao mesmo tempo, em que esse se caracteriza como espaço de permanência, formando a praça superior do projeto. Desse espaço, o usuário pode acessar as instituições, passando por um controle em direção aos pavimentos superiores ou seguir direto para o subsolo, onde está localizada a grande praça inferior coberta. Esta articula o espaço cultural do IAB e colegiado do CAU, cujo caráter público é evidenciado pelo acesso de forma mais franca. O auditório se abre para a parte posterior do terreno, conectando-se, por fim, a esplanada que acompanha toda a topografia do terreno desde a parte mais alta.
Ficha-técnica
Ano: 2016
Área: 10.570 m²
Localização: SGAS, Brasília/DF
Autores: Eder Alencar, André Velloso
Colaboradores: Hanna Néris, Gabriel Sólorzano, Rodrigo da Cruz
Estagiários: Izabella Brettas