Casa de Salim
O projeto consiste em uma reforma, revitalização e restauro de um casarão histórico para se tornar uma pousada na turística cidade de Lençóis-BA. Datado provavelmente do final do século XIX, início do século XX, de ornamentação em estilo eclético, o casarão faz parte de um conjunto arquitetônico tombado da cidade.
Nesse contexto, a edificação principal tombada voltada à Rua Sete de Setembro abriga a recepção, uma loja de artigos locais e três suítes. Além disso, propõe-se o acréscimo de uma nova edificação com fachada voltada ao Beco do Azogue, em que se estabelece como elemento contemporâneo a ser elaborado de forma a complementar espacialmente o uso previsto da pousada.
Nela, são apropriados elementos da arquitetura brasileira do período colonial, como os fechamentos em muxarabi, que se relacionam com materiais contemporâneos como o concreto e o vidro. Esse volume abriga mais duas suítes no pavimento superior e no térreo, aberto ao público, há um bistrô, composto pelo salão e uma cozinha industrial, além dos ambientes de apoio e serviço.
O projeto procura se inserir nesse contexto de forma delicada e permeável, refletindo e reconhecendo a riqueza histórica pré-existente e, ao mesmo tempo, permitindo e se caracterizando como uma arquitetura contemporânea.
Ficha-técnica
Projeto: 2023
Área: 326m²
Localização: Centro, Lençóis/BA
Autores: Eder Alencar e André Velloso
Colaboradores: Mariana Castro e Victor Itonaga
Estagiários: Emilly Freire e Layse Lopes
Estrutura: José de Sena e WSI Soluções
Instalações: Benfatto Projetos Integrados
Luminotécnico: Schart Iluminação
Orçamento: Orçatech