Casa A
Localizado próximo ao Lago Paranoá, o terreno da casa está situado em um condomínio residencial com vista para a Ponte JK de Oscar Niemeyer. Conformado por três volumes dispostos em diferentes cotas, a residência acompanha o desnível natural do lote e integra a paisagem do Plano Piloto ao projeto.
O volume mais próximo à via abriga o patamar de chegada da casa, onde se encontram a grande praça aberta e a piscina. Depósito, academia e sauna estão dispostos de forma oculta abaixo do patamar. A praça se conecta diretamente com o segundo volume, onde se encontram as funções interiores mais públicas, como escritório, sala de estar/jantar, cozinha, área de serviço e garagem. Através de uma passagem subterrânea ocorre a conexão com o último volume, abrigando os espaços mais íntimos da casa, como suítes e salas reservadas para os familiares. A cobertura do espaço social permite a criação de uma segunda praça com um mirante para o centro urbano de Brasília.
Os ambientes de estar e lazer se conectam de forma integrada, estabelecendo uma relação clara entre espaço e função através de uma volumetria bem definida. Os volumes são estruturados em concreto armado com paredes autoportantes e, em seu interior, acabamentos amadeirados evidenciam o contraste interno-externo. Esse sistema estrutural possibilita um balanço nos dois blocos acima, trazendo uma sensação de pousado no terreno.
Ficha-técnica
Projeto: 2019
Área: 522 m²
Localização: Lago Sul, Brasília/DF
Autores: Eder Alencar e André Velloso
Colaboradores: Danielle Gressller, Thais Lacerda e Marcelo Braga
Estagiários: Mariana Castro, Luan Torres e Gabriel Perucchi
Imagens: Solo CGI