Arena BSB

2019

Arena BSB

1º Lugar –  Concurso Nacional de Arquitetura

A escala gregária imaginada para o Plano Original de 500 mil habitantes e descrita em “Brasília Revisitada”, é reinterpretada neste projeto – em seus elementos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, para a escala gregária da metrópole e seus mais de três milhões de habitantes. Propõe-se, nesse sentido, um espaço vivo, aberto, inclusivo e integrado, que promova a apropriação coletiva, como extensão da cidade e não como um fragmento isolado ou fechado em relação ao contexto urbano.

Equilíbrio entre a flexibilidade de ocupação e a unidade do conjunto. Este é objetivo que define a estratégia de implantação do projeto. Ao mesmo tempo em que permite a construção por etapas; as diversas possibilidades de ocupação e a adaptabilidade ao longo do tempo, procura-se evitar a fragmentação excessiva e a descontinuidade. Trata-se de acolher a diversidade e a imprevisibilidade sem perder a perspectiva de um conjunto coeso. A proposta busca coerência com o espírito do Plano Piloto revisto segundo as demandas contemporâneas de acessibilidade, sustentabilidade, flexibilidade do espaço construído. Para esse fim, são utilizados elementos ordenadores (de arquitetura, urbanismo e paisagismo), que buscam integrar, em escala e linguagem, as diversas funções do complexo.

O Bulevar, como núcleo de convergência do conjunto, é proposto como um sistema flexível, ativo, dinâmico e acessível, articulado por ruas, praças e eixos ordenadores, que se conectam com todo o complexo em seus diversos níveis e com o entorno por meio das praças de mobilidade. O conjunto é permeado por elementos paisagísticos traçados segundo o caminho natural das águas e configurado de acordo com a escala das pessoas. O Bulevar incorpora, em escala e estratégia de ocupação, as principais qualidades das ruas ativas contemporâneas, que em Brasília encontram paralelo em algumas características das “comerciais” do Plano Piloto. Das comerciais da Asa Norte as referências são a diversidade de uso; a ocupação em três pavimentos; as galerias sombreadas no térreo; os usos voltados para todas as fachadas e a possibilidade de execução em etapas. As comerciais da Asa Sul estão presentes na continuidade do passeio; na unidade do conjunto e sua horizontalidade; no ajuste à topografia; na integração com o entorno e na acessibilidade. A principal diferença está na apropriação da rua: enquanto as comerciais do Plano Piloto são cortadas pelo fluxo intenso de veículos, as comerciais do Bulevar serão calçadões, praças e passeios dedicados aos pedestres.

Um dos principais desafios do projeto é equilibrar a escala dos espaços para duas situações extremas: por um lado, o complexo precisa receber as milhares de pessoas que frequentam os grandes eventos esportivos e culturais; por outro, precisa garantir o acolhimento confortável, individualmente ou em pequenos grupos, que irão frequentar a Arena BSB em atividades cotidianas. A solução para o equilíbrio entre as escalas é a utilização de um eixo de articulação e ordenamento (aqui denominado “plataforma”) que, além de abrigar atividades diversas, funciona como elemento de indução e acolhimento, que integra os diversos níveis e usos, entre os extremos leste e oeste do complexo, ao mesmo tempo em que permite a transição equilibrada entre os grandes eventos (porção sul) e o cotidiano do Bulevar (porção norte).

Ficha-técnica

Projeto: 2019
Área: 188.175 m²
Localização: SRPN, Brasília/DF

Autores: Eder Alencar, André Velloso, Elcio Gomes, Fabiano Sobreira e Paulo Borges Ribeiro
Colaboradores: Caio Nascimento, Danielle Gressler, Gabriel Lordelo, Gabriel Perucchi, Luana Alves, Marcelo Braga, Mateus Reis, Pedro Avelino, Thaís Lacerda e Thaís Losi
Estagiários: Marcos Cambuí, Mariana Castro

 
 
 
 
 

Projeto: 2019
Área: 188.175 m²
Localização: SRPN, Brasília/DF

Autores: Eder Alencar, André Velloso, Elcio Gomes, Fabiano Sobreira e Paulo Borges Ribeiro
Colaboradores: Caio Nascimento, Danielle Gressler, Gabriel Lordelo, Gabriel Perucchi, Luana Alves, Marcelo Braga, Mateus Reis, Pedro Avelino, Thaís Lacerda e Thaís Losi
Estagiários: Marcos Cambuí, Mariana Castro