Centro de Ensino Fundamental Riacho Fundo II
2º lugar – Concurso Nacional de Arquitetura
O projeto arquitetônico do Centro de Ensino Fundamental do Riacho Fundo — CEF, foi elaborado com base em três pilares que estruturam a sua concepção: Urbanidade, Austeridade e Economicidade.
A solução arquitetônica proposta incorpora os conceitos e princípios de um grande pavilhão com rasgos superiores, cuja expressão plástica define, ao mesmo tempo, a apropriação qualificada do terreno e a interrupção intencional do perfil urbano da cidade.
O edifício do CEF Riacho Fundo foi projetado com a intenção de proporcionar uma pausa, uma ruptura na paisagem urbana definida por uma extensa faixa edilícia de gabarito constante. Abre-se, portanto, o espaço necessário para construção de um marco referencial com a inserção do CEF, cuja escala permite a construção de uma nova identidade na estrutura urbana da cidade. A urbanidade pretendida não se limita às estratégias projetuais de implantação da escola. Preocupa-se igualmente em promover, se assim entenderem válido, um processo participativo constante que pretende proporcionar um amplo envolvimento da comunidade com atividades da escola.
O programa de necessidades foi distribuído com vistas a priorizar uma setorização lógica e racional. No pavimento térreo localizam-se as atividades de uso público-privado, a saber: refeitório, biblioteca, auditório e quadra poliesportiva com acesso franco e independente para a comunidade. No primeiro pavimento, estão distribuídas as salas de aula, laboratórios e demais atividades administrativas. Portanto, a flexibilidade de utilização dos espaços é característica singular que, se bem administrada, certamente proporcionará um envolvimento significativo da comunidade que se apropriará desse equipamento urbano essencial à promoção da qualidade de vida dos cidadãos.
Certos de que a austeridade do desenho deveria prevalecer como conceito articulador de todo projeto, partimos em busca de uma concepção que expressasse com rigor a clareza de nossas intenções. As decisões de projeto foram pautadas no sentido de proporcionar uma obra organizada e eficiente com redução estratégica das ações construtivas. Os materiais empregados nos acabamentos revelam o comprometimento com os aspectos de praticidade, durabilidade e baixa manutenção, alinhados com os princípios de economicidade na gestão dos recursos públicos.
Ficha-técnica
Projeto: 2016
Área: 8.250 m²
Localização: Riacho Fundo/DF
Autores: André Velloso, Eder Alencar, Hermes Romão e Igor Campos
Colaboradores: Rodrigo da Cruz, Izabela Brettas, Gabriel Solórzano, Ana Orefice, Rodolfo Marques, Ana Carolina Moreth