ANDIFES
A ampliação da sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) representa um marco significativo para a instituição, criando um novo espaço de diálogo entre os representantes das universidades federais e a sociedade. Localizado em Brasília-DF, o projeto ocupa um pavimento inteiro do Edifício Denasa, de 1972, projetado por Oscar Niemeyer no Setor Comercial Sul.
O projeto reorganiza o ambiente em três áreas amplas, separadas por eixos de serviços que suportam as funções programáticas e ocultam toda a infraestrutura necessária, como sistemas de ar condicionado, exaustão, renovação de ar, além das instalações elétrica, de esgoto e hidráulica. Ao acessar o pavimento, o visitante encontra a recepção e o foyer, separados por um móvel com esquadria embutida que regula o fluxo de acesso e, quando aberto, integra ambos os ambientes, criando uma sensação de continuidade. O auditório, com capacidade para 120 pessoas, é o principal espaço da nova sede, oferecendo conforto para as plenárias da instituição. O estar, integrado às salas de reuniões individuais e coletiva, é o ambiente mais próximo da fachada voltada para a Esplanada dos Ministérios, projetado para proporcionar uma permeabilidade visual, mesmo com os ambientes de reunião compartimentados, e permitir a entrada de luz natural, ampliando a percepção do espaço.
Nos eixos de serviços, estão localizados os ambientes das áreas técnicas, banheiros, copas, maleiro e sala de trabalho individual, organizadas em um eixo de 2,70m de largura, com comprimento de fachada a fachada. Painéis de lâmina natural delimitam os ambientes maiores e ocultam a diferença de entre forro por onde passam as infraestruturas necessárias do pavimento. Exceto o nível de saída do elevador, todo o pavimento está sobre piso elevado, coberto por carpete removível, para ocultar a passagem de instalações de elétrica e lógica. O uso de forro ripado e bancos em lâmina natural agrega funcionalidade e sofisticação ao projeto.
Ficha-técnica
Projeto: 2024
Área: 520 m²
Localização: SCS, Brasília/DF
Autores: Eder Alencar e André Velloso
Colaboradores: Victor Itonaga, Gabriel Lordelo e Luísa Viotti
Estagiários: Jusciel Cruz, Lucas Ferro e Rafael Oliveira
Construção: Aeronet
Instalações: Benfatto
Luminotécnico: Schart
Acústica: Sresnewsky Consultoria
Ar condicionado e Exaustão: ZIENZ
Comunicação visual: Estudio Empena