Escola Técnica Criativa SENAC

2023

Escola Técnica Criativa SENAC

A estratégia de implantação do projeto oferece uma “pausa” na ocupação lindeira à Avenida ACM através da organização do programa de forma vertical, liberando o terreno para a criação de uma praça pública de chegada ao edifício. Esta, acolhe os visitantes, possibilita a organização e o controle de seu acesso às diferentes funções da edificação, ao mesmo tempo que se apresenta como um novo espaço público para uma cidade. A dissolução de barreiras visíveis entre a rua e o interior do lote reforça o gesto de gentileza urbana, enquanto o rebaixamento da cota do térreo em relação à calçada aproxima a edificação do “chão” que a circunda, simbolicamente aproximando o SENAC de seu elemento mais importante: o usuário.

A disposição do conjunto permite a visualização da encosta do terreno a partir da avenida, integrando visualmente comunidade Alto do Saldanha à composição da paisagem circundante. Ao concentrar o programa em uma única torre e afastá-la do perímetro do terreno, essa estratégia também cria o espaço vazio necessário para transformar o SENAC em um novo marco visual para a região, independentemente de sua altura em relação aos vizinhos.  O deslocamento assimétrico da torre em relação aos limites do lote tem relação direta com a vista desejada para o Parque Joventino Silva.

O programa se organiza verticalmente através de uma torre com aproximadamente de 5 mil metros quadrados. Sua estrutura utiliza dois sistemas complementares: concreto e aço. A escolha e aplicação de cada tipo de estrutura tem relação direta com as funções e necessidades das partes que compõe o programa, ligando a busca pela eficiência construtiva do edifício à própria imagem da instituição.

Os três primeiros níveis da edificação fazem parte de seu programa “público”, composto pelas funções abertas à comunidade em geral: a praça térrea, o café e o auditório. Portanto, essas áreas foram localizados nos níveis inferiores da torre, mais próximos ao térreo, facilitando seu acesso. Trata-se também do espaço que possui a maior necessidade de grandes vãos livres e por isso, nesses três pavimentos e nas garagens, a estrutura é em concreto armado. Já os níveis mais altos da torre acomodam as partes que possuem acesso restrito, acomodados dentro de uma “grelha” estrutural metálica.

Ficha-técnica

Projeto: 2023
Localização: Salvador/BA

Autores: Eder Alencar e André Velloso.
Colaboradores: Victor Itonaga, Zé Henrique Freitas, Talita Muniz, Mariana Castro, Danielle Gressler, Matheus Seco
Estagiários: Ana Luiza Balbino, Luca Augusto

 
 
 
 
 

Projeto: 2023
Localização: Salvador/BA

Autores: Eder Alencar e André Velloso.
Colaboradores: Victor Itonaga, Zé Henrique Freitas, Talita Muniz, Mariana Castro, Danielle Gressler, Matheus Seco
Estagiários: Ana Luiza Balbino, Luca Augusto