Na Praia
A partir da predefinição dos materiais a serem utilizados nas estruturas e em elementos de vedação e sombreamento, a saber, o aço e o bambu natural, tendo em vista a facilidade de fornecimento local e o custo reduzido, os projetos foram pensados no sentido de uni-los em uma configuração modular e, portanto, de fácil e rápida execução.
Na edificação que abriga a loja e os cafés utilizou-se estrutura metálica. Em planta, 7 vãos de 5 m no sentido longitudinal e 2 vãos de 6.5 m no sentido transversal, gerando uma modulação de 5×6.5 m, orientam a organização dos espaços. A estrutura, pintada na cor branca, contrasta com o bambu natural, que se faz presente no forro, nas portas de acesso à loja e nos brises.
As edificações da Vila Gastronômica, que abrigam operações relacionadas à alimentação, quanto à sua materialidade, seguem o mesmo padrão da loja e dos cafés. Neste caso os vãos estruturais são diferentes, pois geram módulos de 4 x 8 m. É diferente também o desenho das vigas que vencem os vãos de 8 m, uma vez que, para este vão, foi necessário a utilização de treliças triangulares planas.
O Bar de Cervejas destaca-se pela utilização do bambu, unicamente, como elemento estrutural. Toda a estrutura é gerada a partir da composição de triângulos, que ora constituem vigas, ora constituem pilares, formando um conjunto estrutural coeso e de extrema leveza, que se conecta ao chão sem tocá-lo, por meio de vergalhões chumbados em pequenas bases de concreto.
À racionalidade aplicada nas escolhas das estruturas e dos processos construtivos, se buscou associar, por meio do bambu natural, a “ambiência praiana” pretendida para a vila pelos idealizadores do festival. Por fim, Loja e Cafés, Vila Gastronômica e Bar de Cervejas, localizados em torno de uma praça que acolhe os visitantes, se relacionam pelos materiais e pela escala, dimensão humana que marca o caráter da arquitetura e do urbanismo desta cidade moderna.
Ficha-técnica
Projeto: 2021
Obra: 2022
Área total: 1.036m²
Localização: SCES, Brasília/DF
Autores: Eder Alencar e André Velloso
Colaboradores: Izabela Brettas, Vitor Brum
Estagiários: Mariana Castro
Estruturas e Elementos em Bambu: Surya Eco Design
Estrutura em aço: Grupo Estructura
Luminotécnico: Lightdesign
Paisagismo: Jardins de Cerrado e Claudia Pellicano Paisagismo
Idealização: R2 Produções
Evento: Na Praia Festival
Obra: Grupo Orion e Rota Construções
Fotografia: Julia Tótoli