Casa Park Way
Esta casa localiza-se em um condomínio residencial fechado e distante do centro urbano da cidade, trata-se do bairro Park Way, cuja ocupação predominante é de habitações unifamiliares.
O objetivo do projeto, em consonância com os interesses dos proprietários, consistia em construir, de modo a ocupar adequadamente um terreno de grandes dimensões, 42 m de frente e 43,5 m de lateral, uma casa térrea com baixo custo de execução.
A implantação se dá a partir de um único volume, um prisma retangular, posto próximo à divisa de frente do lote e paralelo à rua. Desta forma promove-se duas relações desejadas, uma com a rua, mais austera e controlada, e outra com a densa arborização existente no fundo do lote, esta, mais generosa e aberta.
Obedecendo a uma rígida modulação estrutural, baseada em vãos que variam entre 3, 6 e 12 metros, foram dispostos os ambientes internos, assim como alguns vazios, cuja função é realizar a setorização do programa, criando jardins internos, e estabelecer as relações com a rua e os jardins externos.
A modulação estrutural, associada à utilização da técnica construtiva mais tradicional, de domínio do saber construtivo local, resultou em um baixo custo de construção, ajudando assim, a alcançar uma das premissas importantes de projeto.
Ficha-técnica
Projeto: 2019
Obra: 2019
Área: 279 m²
Localização: Park Way, Brasília/DF
Autores: Eder Alencar e André Velloso
Colaboradores: Marcelo Braga e Izabela Brettas
Estagiários: Gabriel Lordelo e Mateus Reis
Construção: Emival Engenharia
Marcenaria: Prime Armários
Estrutura: Emival Engenharia
Instalações: Grid Engenharia
Esquadrias: Mareli
Paisagismo: Quinta Arquitetura
Fotografia: Joana França