Escritório EGS
O escritório se encontra em um edifício comercial, vizinho ao Eixo Monumental, nas proximidades do Memorial JK. De área reduzida, 35m², o espaço tem por principal objetivo abrigar a mesa de trabalho do proprietário, um estar e uma mesa para reuniões. Além disso, deveria compreender copa, lavabo, sala de banho e área de armazenamento de equipamentos.
A planta original, de formato irregular, foi dividida em duas partes traçando-se, em paralelo à esquadria, uma linha de armários interrompida apenas pelo corredor de entrada. Dessa maneira, foi possível liberar espaço suficiente para criar-se um ambiente único para os três principais usos: posto de trabalho, estar e reunião. Os armários escondem, com portas do tipo camarão, funções serventes à sala como a copa, impressoras, armazenamento de equipamentos e depósito de material de limpeza. Às paredes das extremidades foram fixados armários brancos complementares para, de um lado, servir à mesa de reuniões e, do outro, ao espaço de trabalho.
Na outra parte da sala, atrás da linha de armários, há o lavabo e a sala de banho, um de cada lado do corredor de entrada. O tratamento dado ao corredor, revestido completamente por piso de madeira, evidencia a intenção de manter camufladas as portas e o quadro de energia, focando a vista, desde o acesso, no mobiliário do estar.
Ficha-técnica
Projeto: 2017
Obra: 2017
Área: 35 m²
Localização: SIG, Brasília/DF
Autores: Eder Alencar, André Velloso
Colaboradores: Rodrigo da Cruz
Fotografia: Haruo Mikami